Macabro, gélido, dark. Quando o assunto é decoração neogótica, é muito comum que esses adjetivos sejam os primeiros a vir na cabeça das pessoas. Apesar do estereótipo, esse estilo não se prende a um efeito tão sombrio e, hoje, marca os projetos de design que buscam sofisticação e sobriedade, sempre com muita personalidade.
As origens dessa proposta neogótica partem da arquitetura das catedrais cristãs e dos castelos europeus, por isso, espelhos e peças decorativas com estilo vitoriano são bem-vindos.
Lustres, esculturas e obras de arte também são apostas certeiras. Já para a paleta de cores, o preto costuma ser o grande destaque, mas é preciso tomar cuidado com o exagero em ambientes pequenos, uma vez que pode causar a sensação de encolhimento.
Para manter o equilíbrio, é essencial que haja a inclusão de peças com tons vibrantes. Nuances de marrom e cinza também servem como excelentes combinações para garantir uma base mais harmônica.
Em um projeto em que a escolha for por um mobiliário todo em preto, por exemplo, uma ideia é apostar em revestimentos e paredes em marrom ou cinza, adicionando cores vibrantes como pontos de destaque em objetos decorativos.
Materiais como madeira, metais e couro sintético complementam essa decoração, assim como obras de arte, que garantem o máximo de sofisticação. Se você quiser dar um toque de decoração neogótica, existem milhares de quadros e acessórios nesse estilo, confira algumas opções:
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br